CUIDADO: a doença periodontal pode levar a perda dentária

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Um dos problemas bucais mais frequentes é a doença periodontal. Ela é infecto-inflamatória e ataca os tecidos de suporte e sustentação dos dentes. Portanto, a evolução da doença pode acabar ocasionando na perda dos dentes. O comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas, colaboram para a formação de bolsas periodontais, que levam à mobilidade dentária.

A gengivite e a periodontite são duas formas clássicas descritas como manifestações do processo de avanço da doença periodontal – o termo refere-se a diferentes quadros clínicos. Desta forma, são denominados doenças das gengivas ou gengivite – a mais comum nestes casos – quando o ataque se dá nos tecidos de proteção, e periodontite quando agridem os tecidos de suporte do elemento dentário.

A maioria das pessoas com doença leve nas gengivas pode apresentar sangramento gengival. É importante observar as variações ocorridas em relação à boca e os dentes. Qualquer diferença significativa recomenda-se a procura por um dentista para analisar o caso.

 

Os principais sintomas são a sensibilidade dental, dor ao mastigar, gengivas vermelhas ou sangrantes, e mau hálito.

A prevenção sempre é o melhor caminho. Já o tratamento depende de cada caso. Nos mais graves, o procedimento pode incluir a limpeza profunda – conhecido como raspagem – e um polimento da raiz, que busca eliminar o sarro por cima e por baixo da linha da gengiva, alisando os pontos ásperos das raízes dentais. São nestes locais que se acumulam as bactérias causadoras da placa.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe seu comentário

comentários

Os comentários estão desativados.