Você teme o dente siso?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você já ouviu – ou vai ouvir ainda – muitas lendas criadas pelo imaginário humano. Normalmente, são fantasias que misturam um pouco de realidade e mais um tanto de ficção. Mas ela, a lenda, nada mais é que uma degeneração de um mito, que traz consigo o velho ditado: “quem conta um conto aumenta um ponto”. Quem se encaixa perfeitamente nesse contexto é um dente bastante valorizado quando o assunto é “dor”: o siso. Entretanto, ao ser tão temido, ele se torna, na realidade, um injustiçado.

Todo drama criado, principalmente relacionado a extração do siso, na maioria das vezes, é fruto da imaginação fértil de alguns. Algumas histórias contam com explicações plausíveis, mas outras beiram o absurdo. Claro, em casos muito específicos, há procedimentos mais delicados que geram preocupações importantes. Contudo, o procedimento é, quase sempre, bastante simples, indolor, de fácil recuperação e melhor: evita problemas futuros.

Para entender o siso

Chamado também de terceiros molares – ou dentes do juízo -, invariavelmente, eles nascem na fase adolescente para adulta, em jovens de 15 a 20 anos. São os últimos dentes a se desenvolver. Pode-se até conviver com o siso, caso ele encontre espaço suficiente para acomodar-se. Mas a lista de fatores preventivos apontados por especialistas é considerável.

Esse componente tardio da dentição nasce em posições inadequadas, incomodando e danificando os demais. Por vezes, ele acaba infiltrando-se no osso. Vive em constante movimentação angular e pode ficar exposto às bactérias que causam cáries e infecções. Há também a possibilidade de aparecerem cistos e tumores em seu entorno. Além disso, há casos de infecções silenciosas, capazes de afetar a gengiva, a raiz e os ossos da face.

Por todas estas razões, é importantíssimo o monitoramento com radiografias a partir dos 15 anos, para que se possa avaliar o momento ideal da retirada e, claro, para evitar futuras preocupações, indica-se a retirada dos sisos ainda na fase inicial. Isso porque a raiz não está completamente formada e o osso é mais maleável. Sem contar que a recuperação de um adolescente é bem mais rápida que a de um adulto.

A extração

[A operação é relativamente rápida e fácil, e o procedimento tem índice muito baixo de complicação. Utiliza-se anestesia local e, em algumas situações, um tranquilizante. O paciente fica acordado durante todo o processo, o que facilita o trabalho do dentista. São muito raros os casos críticos em que a anestesia precisa ser geral e a intervenção toda feita em um hospital.

Pode-se optar pela retirada de um, dois ou dos quatro sisos de uma única vez. A decisão cabe ao paciente a partir da orientação de um profissional, que poderá avaliar qual o procedimento mais adequado em cada caso.

Pós-operatório

Ele é um pouco dolorido sim, mas perfeitamente suportável. Ao contrário do que muitos propagam, não é necessário ficar uma semana sem fazer nada. São, no máximo, de um a três dias para aliviar os inchaços e a secreção de sangue proveniente da cirurgia.

alimeOs cuidados também são bastante simples e garantem uma recuperação segura. Os principais são relativos à alimentação, já que é preciso evitar alimentos muito quentes, sólidos e de difícil mastigação. Prefira os de temperatura ambiente e gelados, bem como líquidos e pastosos. Uma dica valiosa – e deliciosa -: o sorvete é um importante aliado nesse período, pois ajuda no reestabelecimento ao criar uma sensação de anestesia no local da cirurgia.

Para acelerar o processo de recuperação e evitar sangramentos, não fale muito, durma com o travesseiro inclinado, mantenha-se a maior parte do tempo em postura ereta ou com inclinação de 45 graus e dê uma pausa nas atividades físicas.

Por fim, o de sempre: escovação correta e diária, faça uso do fio dental e visite regularmente o dentista. Ah, e claro: divida sua experiência tranquila e sem traumas com amigos e familiares. Afinal, há lendas bem mais interessantes para se compartilhar, não é mesmo?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe seu comentário

comentários

Os comentários estão desativados.