Sensibilidade: seu dente não precisa sofrer

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Bebidas geladas e sorvetes são ótimas pedidas para se refrescar nesse verão. Só que além da sensação prazerosa de frescor, eles podem trazer uma outra bem desagradável: a sensibilidade dentária. Conforme estudo realizado na Universidade de Washington em 2013, uma a cada oito pessoas sofrem com dentes sensíveis. Além de bebidas e alimentos gelados, os adocicados, ácidos e quentes também geram desconforto. Algumas pessoas costumam sentir até mesmo na escovação diária.

A sensibilidade dentária ocorre pela exposição da dentina, devido à perda do esmalte ou à retração gengival. O esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável. Contudo, se essa proteção é removida por alguma razão, a sensibilidade pode se apresentar.

Muitas vezes, a dor desaparece em alguns segundos. Desta forma, as pessoas acabam se “acostumando” com o problema e desconhecem seus tratamentos. O primeiro passo para combater a sensibilidade é descobrir a causa. E ela pode ser identificada pelo dentista, que tomará as medidas necessárias para reduzir e combater o dente sensível.

 

Alguns tratamentos dentários causam sensibilidade durante ou depois do procedimento, tais como o clareamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelho ortodônticos ou a restauração dentária. Nestes casos, o acompanhamento de um profissional é essencial para não agravar o problema.

 


Fique atento: além dos tratamentos citados, veja alguns fatores que influenciam à sensibilidade

 

– Bebidas ácidas (como refrigerante, energéticos e isotônicos)

 

– Gengivite

 

– Retração gengival (devido à idade ou escovação inadequada)

 

– Bruxismo

 

– Dente lascado ou fraturado

 


O que fazer?

 

Como já salientado, é importantíssimo o diagnóstico de um dentista. Portanto, ao perceber a sensibilidade de maneira contínua, procure um profissional.

 

Outras dicas importantes para evitar o problema:

 

– Use escova com cerdas macias e pontas arrendondadas

 

– Escovação não exige força, mas sim movimentos e ferramentas corretas. De maneira correta, evita-se a abrasão do esmalte e a retração gengival

 

– Evite cremes dentais clareadores e opte pelos desenvolvidos para controlar a sensibilidade dos dentes

 

– Procure não utilizar vinagre na sua salada.

 

– Use fluor e enxaguadores recomendados pelo dentista

 

– Nada de soluções caseiras! Há produtos específicos para atenuar a dor.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe seu comentário

comentários

Os comentários estão desativados.