Como usar fio dental com aparelho ortodôntico?

Quem usa um aparelho ortodôntico sabe o trabalho que dá para utilizar o fio dental na limpeza dos dentes. Apesar de ser uma tarefa que costuma exigir o dobro do tempo em comparação com quem não usa aparelho, ainda assim usar o fio dental é essencial para a higiene dos dentes.

Isso porque quem usa aparelho tem mais chance de acumular restos de comida entre os bráquetes, fios e arcos do aparelho. Além disso, se os alimentos ingeridos contiverem muito açúcar, por exemplo, também existem grandes chances de aparecimento de cáries.

Então, para superar as dificuldades dessa tarefa, continue lendo este post e confira as melhores dicas para usar fio dental com aparelho ortodôntico!

Passo a passo para usar o fio dental com aparelho ortodôntico

Para começar, separe um comprimento de mais ou menos 50 cm, deixando 20 cm enrolados nos dedos médios de cada mão e 10 cm no centro para passar entre os dentes. O ideal é estar de frente a um espelho, para que você enxergue melhor o que está fazendo. Utilize o passa fio para facilitar o processo.

Comece passando a ponta do fio dental por baixo do arame do aparelho. Puxe uma quantidade suficiente de fio para trabalhar com as duas mãos. Faça a limpeza entre os dentes da mesma forma que faria se não utilizasse aparelho, com suavidade e cuidado para retirar todos os possíveis restos de comida.

Feito isso, é hora de repetir o processo para todos os dentes da parte de cima e de baixo da arcada dentária, até completar a higienização. O processo é lento e, como comentado anteriormente, pode demorar até duas vezes mais do que o processo normal, mas lembre-se sempre da importância de fazê-lo!

No começo, pode parecer complicado, mas é só até você pegar a prática com a limpeza. Depois disso, a higienização vai ser natural e sem muito esforço.

Dicas extras: saiba quais materiais utilizar

O fio dental comum tem mais chances de ficar preso entre os bráquetes ou desfiar durante a limpeza. Isso pode fazer com que você acabe tendo que forçar para que ele se solte, correndo o risco de danificar o bráquete. Para evitar dificuldades extras, dê preferência à utilização dos fios encerados, da cinta dental ou de produtos desenvolvidos especificamente para o uso ortodôntico.

Alguns facilitadores, como os passadores de fio, também podem ser utilizados no dia a dia — são materiais baratos e fáceis de encontrar, geralmente disponíveis nas drogarias. O principal papel deles é facilitar a passagem do fio dental por baixo dos arcos do aparelho. Depois disso, você pega o pedaço do fio como faria sem a utilização dos passadores.

Existe o Super-Floss, que já vem com o fio dental montado, o que o torna mais prático e rápido. Opte também por escovas que tenham a cabeça menor, para facilitar a limpeza, tanto em cima quanto embaixo dos bráquetes.

Mesmo que exija um pouco mais de tempo e dedicação, o uso de fio dental para quem tem aparelho ortodôntico é totalmente aconselhado, afinal, ele exerce um papel crucial para garantir a limpeza dos dentes. Com apenas um pouco de paciência você pode garantir uma ótima higiene bucal e dentes mais saudáveis, além de prevenir o acúmulo de placas e gengivite.

Como cuida da sua saúde bucal? Tem mais alguma dúvida sobre o fio dental ou o aparelho ortodôntico? Deixe-nos o seu comentário!

Deixe seu comentário

comentários