Descubra aqui 7 alimentos que prejudicam a saúde dos dentes

A saúde dos dentes é tão importante quanto a saúde de modo geral. Para manter seu sorriso branco, não basta apenas fazer a escovação regularmente e usar fio dental e enxaguante bucal. É preciso ficar atento também à alimentação.

Há diversos alimentos que devem ser evitados para manter a saúde dos dentes e, também, sua beleza e cor branca.

Descubra agora 7 alimentos que prejudicam a saúde dos dentes e evite-os, ou faça a higienização bucal logo depois de consumi-los.

1. Vinho

Os vinhos são bebidas alcoólicas pigmentadas que podem colorir seus dentes. Além disso, eles prejudicam a saúde bucal, porque são ácidos e, com isso, alguns sais minerais são exterminados de seus dentes, deixando-os sem proteção.

2. Café

Os cafés são os grandes malfeitores da saúde dos dentes. Além de serem consumidos várias vezes por dia sem higienização – o que pode causar cáries –, ele deixa os dentes amarelados, pois possui uma forte coloração.

3. Refrigerante

Os refrigerantes são bebidas com grande índice de açúcar que podem causar cáries. Os refrigerantes, principalmente à base de cola, são ruins para os dentes pois possuem diversos corantes artificiais. Por serem muito doces, ainda deixam o pH da boca ácido, diminuindo a saliva e corroendo o esmalte dos dentes.

4. Beterraba

As beterrabas são saudáveis e necessárias para uma alimentação balanceada, mas elas têm uma pigmentação muito forte. Por isso, após consumi-las, deve-se fazer a higiene bucal de forma adequada e completa.

5. Tomate

Os tomates são cítricos e deixam o pH da boca ácido, o que prejudica o esmalte dos dentes, deixando-os sensíveis e expostos às cáries com maior facilidade. Por ser um alimento saudável, não pode ser retirado da dieta; então, após o seu consumo, faça a higienização imediatamente.

6. Fruta cristalizada

Frutas fazem bem à saúde, mas frutas cristalizadas fazem mal à saúde dos dentes. A quantidade de açúcar usada para que sejam cristalizadas é uma porta de entrada para bactérias que causam as cáries. Se você costuma consumir esse tipo de fruta, tente trocar pelo consumo de frutas in natura.

7. Amora

Assim como as beterrabas, as amoras são saudáveis mas possuem uma pigmentação natural bem forte. Para evitar os dentes amarelados, depois de consumi-las, faça a higienização correta.

Para quem usa aparelho ortodôntico

Para quem usa aparelho ortodôntico, a lista dos alimentos é ainda mais extensa, pois deve-se levar em conta não só a saúde dos dentes mas também a limpeza do aparelho. Alguns dos alimentos que devem ser evitados são: carnes duras e secas, alimentos fibrosos, doces duros e grudentos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, alimentos duros em geral, pipocas, cereais e outros alimentos que possam grudar no aparelho.

Cuidar da saúde dos dentes, além de manter a beleza, mantém seu corpo saudável e longe de problemas dentários. Por isso, vale a pena o cuidado e evitar alimentos que facilitam o aparecimento de cáries e outras doenças. Não se esqueça de escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e um bom enxaguante bucal. Com essas dicas, seus dentes estarão sempre saudáveis e branquinhos.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de como cuidar da saúde dos dentes? Assine nossa newsletter e seja um expert no assunto.

Deixe seu comentário

comentários