Periodontia

Periodontia é a especialidade que trata das doenças do sistema de suporte dos dentes.

A doença periodontal é uma infecção causada por bactérias que danificam os tecidos que circundam o dente.

Essa infecção ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana na gengiva causando inflamação sendo essa caracterizada como uma gengivite. Esse acúmulo de placa bacteriana reage com a saliva formando uma camada endurecida sobre os dentes chamada de tártaro.

Esse tártaro pode progredir em direção ao ápice da raiz do dente causando destruição dos tecidos periodontais, principalmente o tecido ósseo fazendo com que o dente fique amolecido caracterizando-se essa por uma periodontite podendo até ocorrer a perda do dente.

A periodontia também cuida da prevenção das doenças através da instrução de higiene para o paciente com técnicas de escovação, uso do fio dental e escovas especiais entre outras.

Planos de saúde: bradesco-dental doctor-clin

Agendamento Gratuito

Ligue

Porto Alegre – (51) 3085.1717

Sapucaia do Sul – (51) 3451.1000

Dúvidas Comuns

Quais são os sintomas de doença de gengiva?

Sangramento é o mais comum, porém halitose, edema, vermelhidão, sensação de coceira, inchaço, gengivas que parecem ter descido, mudança na posição dos dentes, dentes moles, gengivas que parecem soltas dos dentes, são alguns dos sintomas de doença.

A doença periodontal é comum?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença periodontal juntamente com a cárie, é responsável por 98% das perdas dentárias. Sabe – se que 75% da população acima dos 25 anos apresenta algum tipo de doença periodontal.

Mal hálito é causado pela doença gengival?

A doença é uma das possíveis causas do mal – hálito, A falta de escovação da lingua, problemas estomacais, alimentos lácteos, cáries, fumo, diabetes podem causar halitose.