Crisal: Clínica odontológica

Saiba como você pode ter um sorriso lindo

Saiba como você pode ter um sorriso lindo

Cuidar da saúde bucal é fundamental para ter dentes mais bonitos. A autoestima, com certeza, agradece, especialmente na hora de tirar aquela selfie com os amigos.

Os benefícios de cuidar bem dos dentes vão muito além de conseguir um sorriso lindo, afinal, é possível prevenir algumas doenças na boca e evitar os danos causados pela falta de cuidados.

 

Veja abaixo algumas dicas importantes para manter o sorriso saudável:

 

Escove os dentes 3 vezes por dia

O ideal é escovar bem os dentes após as refeições principais, como o café da manhã, o almoço e o jantar. A escovação antes de dormir também é muito recomendada, pois durante a noite a boca produz menos saliva, e isso aumenta o risco de desenvolver cáries. Sendo assim, uma limpeza adequada antes do sono evita que estejamos com resíduos nos dentes antes desse período mais sensível.

 

Escolha uma escova de dentes com cerdas macias

É sempre importante lembrar que a escovação adequada não exige força. O ideal são movimentos suaves e contínuos, que alcancem todos os dentes, tomando cuidado para não ferir as gengivas e remover o esmalte dos dentes por causa do atrito intenso.

Para isso, escolha uma boa escova de dentes, que deve ser macia, reta e com as pontas arredondadas, garantindo uma ótima higiene dental.

 

Troque sua escova a cada 3 meses

Cerdas deformadas não limpam bem e podem machucar a gengiva. Dessa forma, troque sua escova de dentes após 3 meses de uso, ou assim que as cerdas começarem a perder o formato original.

 

Tenha cuidado ao usar enxaguantes bucais

Os melhores enxaguantes têm flúor para proteger os dentes das cáries, além de não conter álcool, para evitar que o esmalte seja danificado e os dentes fiquem amarelados por falta de proteção.

Os enxaguantes com substâncias antibacterianas devem ser usados somente em situações especiais, como após um tratamento ou cirurgia na boca. Caso eles sejam usados em excesso podem alteram o pH da região, retirando a proteção natural e deixando-a mais suscetível a doenças.

 

Não se esqueça do fio dental para ter um sorriso lindo

O uso do fio dental complementa a limpeza bucal junto com uma boa escovação porque remove os resíduos que ficam entre os dentes, evitando as cáries e a gengivite — doenças causadas pelo acúmulo de bactérias.

 

Não faça clareamentos dentais sem a orientação de um dentista

Para aliar a estética e a saúde, o clareamento dental só deve ser feito após a indicação profissional. O motivo é simples: se o procedimento for realizado da maneira errada, pode ocorrer uma irritação nas gengivas e perda do esmalte dentário, além de uma sensibilidade excessiva dos dentes.

 

Evite o excesso de chá-preto, refrigerantes, vinho e café

Ninguém deseja ficar com os dentes amarelados, não é mesmo? Para evitar esse problema, saiba que esses alimentos são ricos em uma substância chamada tanino, que pode manchar os dentes de maneira intensa, prejudicando a aparência.

 

Esqueça o cigarro!

Já está provado pela ciência que o cigarro causa câncer de pulmão, de esôfago e também de boca, como afirma o Inca — Instituto Nacional do Câncer. Além disso, o hábito de fumar causa mau hálito e dentes amarelados. Nada disso combina com um sorriso bonito, concorda?

Para conseguir um sorriso lindo muitas vezes é preciso mudar alguns hábitos e tomar certos cuidados especiais. Por outro lado, a vantagem de ter dentes saudáveis e ainda manter uma boa aparência certamente vale a pena!

Caso você queira receber mais posts como este em seu e-mail, assine a newsletter e esteja sempre por dentro das novidades!

Comentários

Crisal Clínica Odontológica 2020. Todos os direitos reservados.

Responsáveis Técnicos:
POA: Mariângela Zanchet de Oliveira - CRO 15843 / SAPUCAIA: Felipe Bresolin - CRO 16134
EPAO 1824

Desenvolvido por Web2lead