Saiba quais são os tipos de aparelhos ortodônticos

Se você está pensando em dar um up no visual dos seus dentes fazendo algumas correções, precisa saber todos os tipos de aparelhos ortodônticos que estão disponíveis no mercado.

Existem vários, desde aqueles que não tem como esconder até os mais discretos, ideais para quem está com medo de usar por questões estéticas. Abaixo vamos citar cada um deles e suas características, assim você pode escolher o ideal para você.

Tipos de aparelhos ortodônticos

Aparelho fixo metálico

Esse certamente é o tipo mais comum de aparelho ortodôntico. Você já deve ter visto em vários amigos e parentes, pois é impossível não notar.

Ele não possui uma estética muito agradável, mas tem várias outras vantagens, como o fato de ter mais resistência e o custo da manutenção ser menor quando comparado a outros. Como é fixo, é necessário que a higienização seja feita com bastante cuidado e paciência.

Aparelho fixo transparente

Ele tem a mesma função que o aparelho fixo citado acima, a principal diferença entre eles é que este é feito de material transparente. Já dá para imaginar que a questão estética é levada em consideração e é uma ótima opção para aqueles que querem alinhar os dentes sem ter que deixar a beleza de lado. Os braquetes são feitos de safira, porcelana ou policarbonato.

Aparelho lingual

Esse não é muito comum, uma vez que sua manutenção é mais trabalhosa que a dos outros tipos. Porém, um ponto positivo é que ele quase não é visto.

A carta na manga aqui é o fato de que esse aparelho é posicionado atrás dos dentes. Para isso, ele possui peças menores que conseguem se encaixar com perfeição na boca do paciente sem causar incômodos.

Aparelho invisível

Também chamado de Aparelho Ortodôntico Invisalign, é um tipo de alinhador no feito sob medida com a ajuda de um software. Pensando na estética e na aparência do paciente, esse modelo é o ideal. Ele é fabricado especificamente para cada pessoa através de uma liga especial.

O aparelho invisível é um pouco mais caro, mas ele fica praticamente imperceptível aos olhos. Além de todas as vantagens, ele ainda é removível, o que facilita muito a higienização bucal.

Aparelho Ortodôntico Autoligável

A principal vantagem desse tipo de aparelho é que ele reduz o tempo de tratamento, deixando os seus dentes alinhados mais rapidamente. Ele não utiliza aquelas borrachinhas coloridas do aparelho fixo comum. Isso reduz o atrito e ainda facilita o nivelamento dos dentes.

Aparelhos Ortopédicos

Os aparelhos ortodônticos ortopédicos sã indicados para corrigir alguma falha na estrutura óssea dos dentes. Como essa correção está diretamente relacionada com a fase do crescimento, eles devem ser utilizados em crianças entre 6 e 12 anos de idade. Os aparelhos podem ser tanto fixos quanto removíveis. Alguns exemplos são o Hyrax e os Expansores Móveis.

Escolhendo o modelo ideal

Agora você já pode ir ao dentista e conversar com ele sobre qual dos tipos de aparelhos ortodônticos se encaixa melhor com o objetivo do seu tratamento. O profissional saberá qual é o modelo adequado para cada paciente de acordo com diversos fatores, como arcada dentária, por exemplo.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui e envie a sua pergunta!

Deixe seu comentário

comentários