Sensibilidade nos dentes: o que eu preciso saber?

Imagine que você está na praia aproveitando o sol e decide tomar um sorvete para refrescar um pouco o calor.

Você paga o vendedor, senta em sua cadeira novamente e, quando dá a primeira mordida, sente uma dor insuportável nos dentes. Agora, pense na mesma experiência com alimentos quentes, muito doces ou muito ácidos.

Você se reconheceu nessa situação? Então, é bem provável que você tenha sensibilidade nos dentes.

Para contornar esse problema, acompanhe o post de hoje. Você descobrirá tudo o que precisa saber sobre as causas da sensibilidade e, principalmente, as formas de prevenção e tratamento.

Vamos lá?

Causas

A sensibilidade ocorre quando há desgaste do esmalte, o que deixa os dentes mais expostos aos agentes externos. Isso pode acontecer por conta de 5 principais fatores:

  • escovação muito forte;
  • ingestão frequente de bebidas e alimentos muito ácidos;
  • retração da gengiva, que deixa o dente e a sua raiz mais expostos;
  • bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico;
  • bruxismo — o hábito de ranger, comprimir ou apertar os dentes, principalmente durante o sono.

Sintomas

Se você, ao inspirar ar frio pela boca, ingerir alimentos quentes ou gelados ou muito doces ou muito ácidos, sentir os seus dentes sensíveis ou doloridos, existem grandes chances de você sofrer de hipersensibilidade dentinária.

Essa não é uma doença que surge de maneira imediata, mas, sim, que se desenvolve ao longo dos anos. Por isso, é muito importante estar sempre atento aos sintomas para poder evitá-la ou tratá-la tão logo seja possível.

Tratamento

Antes de iniciar qualquer forma de tratamento para a sensibilidade nos dentes, é muito importante que você consulte o seu dentista.

Esse profissional poderá realizar uma análise mais específica da sua situação e, assim, oferecer o tratamento adequado. Mas uma coisa que você já pode realizar de antemão, assim que notar alguns dos sintomas, é reduzir o consumo de alimentos e bebidas muito ácidos, como: refrigerantes, café, vinagre e energéticos, por exemplo.

Alguns dos principais cuidados odontológicos para tratar a sensibilidade nos dentes são os seguintes:

  • aplicação de verniz de flúor para fortalecer os dentes;
  • prescrição de um creme dental de menor abrasividade;
  • indicação de escovas com cerdas mais macias e pontas arredondadas para evitar a erosão dos dentes;
  • tratamento imediato das causas da sensibilidade, caso seja causada por doença.

Prevenção

Por fim, não se esqueça de que a principal forma de tratamento é a prevenção. Sendo assim, escolha bem o creme dental que você utilizará diariamente. Opte por um produto menos abrasivo, ou seja, que cause menos dano ao esmalte dental.

Para saber se um creme dental é muito abrasivo ou não, coloque um pouco entre os dedos e verifique a consistência. Se você sentir como se estivesse tocando pequenos grãos de areia, interrompa imediatamente o uso do produto.

Outro ponto importante é continuar realizando visitas periódicas ao seu de dentista. Afinal, ele é a melhor pessoa para identificar e cuidar de qualquer disfunção que venha a ocorrer na sua saúde bucal.

Gostou das dicas? Conseguiu aprender mais sobre a sensibilidade nos dentes? Então, entenda agora a importância de ir ao dentista com frequência!

Deixe seu comentário

comentários