Você sabe o que é tratamento ortodôntico?

Você precisa fazer algum tipo de tratamento ortodôntico, mas ainda possui muitas dúvidas sobre o assunto e, por isso, sente alguma insegurança. Por exemplo, saber a diferença entre o ortodontista e o dentista (muita gente pensa que é a mesma coisa) é um ponto importante e que precisa ser esclarecido.

Para ajudar você da melhor maneira, fizemos este post respondendo diversas dúvidas que você possa ter quanto ao assunto. Fique com a gente e saiba mais sobre a ortodontia e como ela funciona!

O que é tratamento ortodôntico?

Primeiramente, precisamos esclarecer que a ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia. É como um médico que, depois de fazer residência ou especialização, se torna um psiquiatra, por exemplo. O tratamento ortodôntico tem como objetivo principal corrigir a posição dos dentes e também do osso maxilar que estiverem posicionados de forma errada.

Fazer esse tratamento é muito importante porque dentes e osso maxilar desviados implicam diversos problemas:

  • São de difícil higienização;
  • Podem ser perdidos antes do tempo;
  • Causam deterioração e doença periodontal;
  • Aumentam o desgaste nos músculos da mastigação;
  • Dor de cabeça;
  • Disfunção temporomandibular (ATM);

Além de todos problemas, a aparência também fica prejudicada pela presença dos dentes tortos. Isso pode ocasionar disfunções psicológicas ou de comportamento como a timidez excessiva.

Como funciona?

Para que a correção aconteça, o mais provável é que o seu ortodontista indique o uso de algum tipo de aparelho, que pode ser fixo ou móvel. Por meio de uma leve pressão, os dentes e o maxilar são levados gradualmente para a posição correta, de forma quase imperceptível para o paciente.

Existem diversos tipos de aparelhos fixos e móveis, sendo assim, o que determinará qual deles você usará é a gravidade do seu problema.

Quais são as vantagens do tratamento ortodôntico?

A grande vantagem da ortodontia se dá, principalmente, quando ela acontece de forma preventiva, ou seja, quando os dentes ainda estão em formação. É possível evitar que eles causem problemas maiores no futuro realizando o tratamento adequado no momento certo. Isso pode livrar o paciente da necessidade de extrair dentes ou usar aparelhos no futuro.

Como saber se preciso de um ortodontista?

O próprio dentista informará a necessidade ou não de você fazer um tratamento ortodôntico. Depois de realizar exames clínicos, de imagem e outros, o profissional dará o diagnóstico e o prognóstico, também encaminhará para o profissional responsável por alguns cuidados mais específicos.

Qual é a diferença entre dentista e ortodontista?

Dentista é o mesmo que cirurgião-dentista, também conhecido como odontólogo. Ele faz o tratamento e a prevenção de diversos problemas bucais: disfunção da ATM, doenças dentárias ou sistêmicas, câncer e também atua na parte da estética.

O dentista pode se especializar em ortodontia e ampliar o seu leque de serviços. Assim, o ortodontista é um dentista que além de cuidar de todos esses problemas que citamos acima, também atua na correção dos dentes e na formação deles.

E então? Ainda tem alguma dúvida sobre o tratamento ortodôntico? Entre em contato conosco e agende a sua visita!

Deixe seu comentário

comentários