Desvendando 5 mitos sobre a saúde bucal
Todos nós queremos ter o sorriso bonito e saudável. Para isso, é necessário manter a saúde bucal em dias através da escovação, do uso do fio dental da maneira correta, das idas ao dentista com periodicidade, além de alguns tratamentos para correção e alinhamento dos dentes.
Na busca por uma aparência melhor, acabamos por nos deixar levar por uma série de receitas, truques e ?certezas? que há muito tempo estão na mente das pessoas. São informações criadas através do senso comum e repassadas como verdades. É daí que vêm os tais mitos.
Você já ouviu falar que antibiótico deixa os dentes amarelados ou que comer maçã é uma excelente estratégia para deixar os dentes mais limpos? E se tudo isso não passasse de crendice popular?
Vamos agora esclarecer um pouco desses mitos que circulam por aí:
1. Os dentes ficam mais sensíveis se comermos alimentos gelados
Não é que comer coisas geladas (como um sorvete, por exemplo) deixa o dente mais sensível. Se você sente dor quando consome algo assim é porque, provavelmente, já possui uma lesão. A grande questão aqui é que, quando os túbulos dentinários ficam expostos, a sensibilidade aumenta.
Isso pode acontecer em várias situações, tais como: gengiva retraída, esmalte dos dentes muito finos ou então no caso de dente trincado. A dor ocorre porque os túbulos dentinários possuem uma conexão direta com os nervos.
2. Mascar chiclete sem açúcar ajuda na prevenção das cáries
Aqui não tem muita conversa. O que ajuda na prevenção de cáries é fazer a higienização adequada dos dentes com escovação, uso do fio dental e também de um bochecho com flúor. O chiclete sem açúcar pode até não provocar a cárie, mas também não ajuda nem um pouco na prevenção.
Além disso, a mastigação excessiva de chicletes pode levar a vários problemas articulares e musculares, como a fadiga muscular da região, além de desenvolver ou acentuar problemas na ATM (articulação temporomandibular) e também aumentar o bruxismo.
3. Escova dura deixa os dentes mais limpos
Tem até uma certa lógica, mas isso está longe de ser verdade. Para os dentes, a melhor opção é sempre utilizar escovas macias ? aliás, quanto mais macia melhor ?, que devem ter também uma cabeça pequena. A escova muito dura pode lesionar a gengiva e também desgastar o esmalte dos dentes, tornando-os sensíveis.
4. Uso de antibiótico amarela os dentes
Esse pensamento é comum porque, há alguns anos, os médicos receitavam um antibiótico específico (tetraciclinas) para as crianças que ainda estavam com os dentes em formação. Neste caso, realmente a medicação provocava manchas. Mas se o dente já está formado não há muito com o que se preocupar. Existem alguns xaropes que contém açúcar e, por isso, é necessária uma boa higienização bucal após o uso para evitar a formação de cáries.
5. Maçã pode substituir a escovação
De jeito nenhum! A fruta possui algumas fibras que ajudam a remover alguma sujeira nos dentes, mas não pode substituir a escova de dentes e muito menos o uso do fio dental. Além disso, a frutose presente na maçã pode causar cárie se os dentes não forem limpos logo após o consumo.
Agora que você já sabe que nem tudo o que se fala por aí sobre os dentes é verdade, pode cuidar deles da maneira correta. Nunca deixe de lado a boa e velha escova de dentes com o fio dental e também o enxaguante bucal com flúor. Eles são a sua melhor opção para cuidar bem da sua saúde bucal.
Agora que você já desvendou todos esses mitos, compartilhe essa informação com seus amigos nas redes sociais!